51º Congresso da SBPC/ML discute em São Paulo melhores práticas em medicina laboratorial e diagnóstica

O 51º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (51º CBPC/ML) que começa na próxima terça-feira (26) terá como tema central “A Medicina Laboratorial na assistência à saúde”. O evento reunirá médicos de diversas especialidades, profissionais de laboratórios clínicos e estudantes para discutir medicina laboratorial e diagnóstica no Palácio das Convenções do Anhembi Parque, em São Paulo, de 26 a 29 de setembro.

A programação do evento terá um cronograma variado para promover o intercâmbio entre profissionais de laboratório e médicos de várias especialidades. Durante o congresso serão discutidos vários temas como Febre Amarela, os vários tipos de Hepatites, Obesidade Infantil, Diabetes e Telemedicina e exames de nova geração até capacitação dos profissionais da saúde e os impactos da conjuntura econômica e política no setor. Novidades em relação ao diagnóstico de doenças como HPV e deficiência de Vitamina D também serão apresentadas.

Palestrantes internacionais participarão do congresso. A Diretora Associada do Conselho Científico do National Institute for Health and Care Excellence (NICE) do Reino Unido, Leeza Osipenko, falará sobre a incorporação de novos exames laboratoriais no sistema de saúde e requisitos de evidências para as fontes pagadoras.

Dentro da programação do congresso, nos dias 27 e 28 de setembro, também acontecerá o 3º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (3ºCBIL), que terá mesas-redondas interativas e abordará temas como a segurança e gestão de dados dos pacientes, prontuários eletrônicos, inovação em laboratórios, controle de recebimento e liberação de resultados, entre outros.