Acordo fomenta desenvolvimento de biofármacos

, Sem categoria

 

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

 

Um novo acordo foi firmado para a para desenvolver, produzir e comercializar versões de medicamentos biossimilares e biobetters a partir de um sistema de expressão gênica em plantas patenteado pela PlantForm. A parceria de cooperação e licenciamento foi firmada entre a brasileira PharmaPraxis e a canadense PlantForm Corporation.

A princípio, as empresas vão desenvolver versões de seis anticorpos monoclonais que respondem por US$ 31,5 bilhões em vendas globais anuais. Conforme Don Stewart, presidente e CEO da PlantForm, a medida é estrategicamente importante para a comercialização da plataforma para a fabricação de medicamentos biológicos à base de plantas.

Trazer esses biofármacos de baixo custo para o mercado brasileiro também é parte da estratégia da PharmaPraxis no mercado brasileiro, diz o CEO da empresa, Eduardo Cruz.

A PlantForm Corporation produz medicamentos biológicos para câncer e outras doenças críticas a baixo custo. Versões biossimilares de três medicamentos para o câncer estão em desenvolvimento atualmente, assim como anticorpos para o tratamento do HIV. Já a PharmaPraxis é dedica-se no  desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos biotecnológicos ainda não produzidos no Brasil.

Deixe uma resposta