Área da saúde ganha dois novos cursos de residência

, Sem categoria

A Residência Multiprofissional em Atenção Básica, para áreas de Nutrição, Enfermagem e Psicologia, e a Residência em Enfermagem Intensivista são dois novos cursos na área de saúde que a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está lançando, em Petrópolis (RJ). Eles buscam formar profissionais qualificados para o atendimento no SUS, melhorando o serviço prestado. Os cursos devem começar em março, através de uma parceria com a secretaria municipal de Saúde para a concessão das bolsas pelo Programa de Pró-Residência do governo federal.

 “Com a Residência Multiprofissional, o profissional irá se relacionar e trabalhar em comunhão com outras categorias profissionais, além da Medicina, na área da atenção básica. O residente vai interagir também com os profissionais dos Postos de Saúde da Família de Petrópolis, e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), de Referência de Assistência Social (CRAs) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O curso vai cuidar da realidade local, em benefício da população, sendo essa diversidade de cenários de prática um dos grandes diferenciais desse programa”, diz o coordenador da Pós-Graduação da FMP/Fase, João Miranda.

 O coordenador explica que é grande a carência de profissionais qualificados na atenção primária, impossibilitando que questões como saúde mental e seguridade alimentar sejam enfrentadas previamente. Juntos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros ajudarão a resolver problemas nos atendimentos, antes que esses virem casos complexos.

 Segundo o professor da FMP/Fase, a Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva também é outra boa novidade, porque nas UTIs há carência de profissionais especializados. O curso se desenvolverá em parceria com a UTI do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, em Petrópolis.

 Além disso, as duas residências privilegiam o treinamento prático, sem prejuízo do ensinamento teórico. A carga horária total de cada residência é de cerca de cinco mil horas, com duração de dois anos. “A maioria da carga horária é em serviço, o que motiva ainda mais o residente e ajuda o governo a melhorar a qualificação dos serviços oferecidos no SUS”, completa João Miranda.

 O edital para seleção dos candidatos está disponível no site www.fmpfase.edu.br. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone (24) 2244-6497.