Banco de leite no ES tem baixo estoque por falta de recipientes

, Sem categoria
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O banco de leite do Hospital das Clínicas, em Vitória (ES), enfrenta atualmente o problema da falta de leite materno, mas o fator que complica a situação não é a baixa quantidade de doadores e sim a falta de frascos de vidro para armazenar o material.

Conforme  com a coordenadoria do setor, o recipiente ainda precisa ter tampa de plástico. As doadoras não precisam ir ao local para deixar o leite, um veículo do hospital vai até as casas para recolher os frascos cheios.

O funcionário da unidade de saúde, Alexandre Sannasci, que trabalha no serviço de controle material, explicou que as pessoas costumavam usar vidros de maionese para armazenar o material doado.

A coordenadora do banco de leite, Mônica Pontes, esclareceu a preocupação com o recipiente.

Pontes ainda explicou que não é interessante que as doadoras levem o leite já armazenado para o hospital, por conta da higienização do recipiente. Os frascos doados são esterilizados no local e então emprestados às mães para a doação.

O hospital informa que faz um cadastro de doadoras e a partir disso o contato é feito com elas para combinar a visita da equipe. Não é necessário que as mães vão até o hospital. Com o horário previamente combinado, uma agente vai até as casas delas com um frasco esterilizado e o armazenamento do leite é feito nas próprias residências, no congelador. Uma vez por semana, o recipiente cheio é trocado por um vazio com essas doadoras.

Para ajudar

As mães que se interessarem pela causa podem entrar em contato com o banco de leite através dos telefones (27) 3335-7377 ou (27) 3335-7424. Lembrando que o recipiente precisa ser de vidro e com a tampa de plástico. A coordenadoria ainda manifestou a vontade de realizar a Campanha de Frascos, voltada para a doação das vasilhas apropriadas, mas o início da mobilização ainda não está previsto.

O banco de leite fica localizado no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais, também conhecido como Hospital das Clínicas. O endereço é Avenida Marechal Campos, 1468, bairro Maruípe, na capital.

Deixe uma resposta