Centro de doença respiratória infantil é inaugurado no Rio Grande do Sul

, Sem categoria

Imagem: Divulgação

O Centro Infant, grupo vinculado ao Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), que desenvolve pesquisas relacionadas a doenças respiratórias infantis, foi oficialmente inaugurado no começo de novembro. O prefeito em exercício, Mauro Zacher, participou da solenidade, que contou com a presença do reitor da Universidade Joaquim Clotet, do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, do diretor do IPB Paulo Pitrez, de representante da Fundacion Infant da Argentina Fernando Pollak e do coordenador do novo centro Renato Stein.

Atualmente, 60% das internações infantis no Rio Grande do Sul estão relacionadas a alguma doença respiratória. O dado é resultado de um levantamento feito pelo próprio Infant.

O estabelecimento do Centro Infant de pesquisas, segundo o coordenador Renato Stein, representa um ganho para as crianças, em especial para aquelas que sofrem de doenças respiratórias. Através das pesquisas objetiva-se encontrar uma maneira de evitar a necessidade de fazer o trabalho de resgate da criança doente, focando na prevenção, explica.