Despesas hospitalares superam a inflação geral

, Sem categoria

 

As despesas hospitalares aumentaram 13,3%, em termos reais, no período de outubro de 2013 a setembro de 2014, de acordo com análise setorial realizada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Este crescimento ficou acima da inflação geral, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrada no mesmo período, da ordem de 6,6%.

A principal despesa dos hospitais privados é de pessoal, que representa quase 43% do total. Em termos reais, o acumulado dos 12 meses anteriores a setembro de 2014 aponta um aumento de 6,2%. Este índice engloba salários, benefícios e encargos sobre a folha, e vem ganhando grande representatividade nos custos gerais dos hospitais.

A segunda maior despesa são os insumos hospitalares, com uma participação da ordem de 29,5% sobre o total. A variação real atingiu a marca de 4,1%. Dos nove itens analisados, os contratos técnicos e operacionais foram os que apresentaram maior variação, com 77,6%.

O levantamento realizado pela Anahp reúne os principais indicadores do setor hospitalar, entre os quais o crescimento dos beneficiários, custos, concentração de despesas, tempo médio de permanência do paciente nos hospitais, frequência de internação, entre outros fatores, além de dados de diversas fontes, como Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sistema Integrado de Indicadores Hospitalares Anahp (SINHA).