EUA aprova ‘bomba cardíaca’ para pacientes à espera de transplante

, Sem categoria

Imagem: Divulgação

A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou o uso de um dispositivo de bombeamento para ajudar pessoas em estágio final de insuficiência cardíaca que aguardam um transplante de coração.

O Heartware Ventricular Assist System ajuda o ventrículo esquerdo do coração enfraquecido a bombear o sangue rico em oxigênio para o corpo.

Ao contrário dos dispositivos similares que necessitam que componentes sejam implantados no abdômen, o dispositivo Heartware é suficientemente pequeno para ser implantado como uma só unidade, perto do coração.

Para pacientes que aguardam um doador de coração, o Sistema Heartware fornece uma nova opção de tratamento, afirma Christy Foreman, da FDA.

A aprovação foi concedida com base em um estudo clínico de 137 pacientes com insuficiência cardíaca avançada.

A possibilidade de reações adversas graves, incluindo acidente vascular cerebral e infecções, deve ser pesada contra a necessidade do dispositivo, de acordo com a FDA.

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração é incapaz de bombear o sangue normalmente por todo o corpo. Fatores que podem levar a insuficiência cardíaca incluem pressão alta, estreitamento ou obstrução nos vasos sanguíneos do coração, e infecções do coração.

A doença é considerada em estágio final quando a condição subjacente permanece grave e não responde à terapia médica ou outras opções de tratamento. Aqueles com estágio final da insuficiência cardíaca podem precisar de um transplante de coração para sobreviver.

O dispositivo pode ser utilizado como uma “ponte” para estes pacientes até que um coração adequado esteja disponível.

O Heartware Ventricular Assist System é fabricado pela Heartware Inc., no estado de Massachusetts.

Deixe uma resposta