HCor participará da reunião do G20 na Alemanha

, Sem categoria

O encontro do G20 grupo que reúne as 20 maiores potências econômicas mundiais -, pela primeira vez, colocará a saúde no centro das discussões. Neste cenário, o HCor Hospital do Coração será o único hospital brasileiro a participar do encontro, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de julho, em Hamburgo na Alemanha. A Instituição será representada pelo neurocirurgião Antônio De Salles, que apresentará os resultados dos trabalhos em depressão e obesidade mórbida. Amplamente valorizados no Congresso Mundial de Neurocirurgia Funcional, os estudos denominados Trend e Bless, respectivamente, analisam a eficácia do marca-passo cerebral para o tratamento destas e de outras doenças. As pesquisas são inéditas e feitas pela primeira vez no mundo.

Segundo Antônio De Salles, esta é uma maneira de reunir esforços para enfrentar um dos maiores desafios da ciência moderna: os distúrbios neurológicos. “Acreditamos firmemente que esta é uma oportunidade única e muito oportuna para aumentar a visibilidade do Brasil diante dos países do G20”, destaca. “Com a nossa expertise, pretendemos contribuir para que, junto das maiores lideranças mundiais, possamos desenvolver iniciativas globais na pesquisa, no mapeamento e no tratamento das doenças neurológicas”, diz.

Dados globais

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 1/3 da população mundial adulta sofre de alguma desordem mental, como depressão, ansiedade e esquizofrenia. Se acompanhadas de distúrbios neurológicos, como demência e acidente vascular cerebral, esses transtornos representam 13% da carga global de doenças, deixando para traz os cânceres (10%) e as doenças cardiovasculares (5%). Somente nos Estados Unidos, o custo anual em tratamentos a pacientes com distúrbios neurológicos chegou a 400 bilhões de dólares.

 

Deixe uma resposta