Hospitais de Excelência mostram a sua contribuição para o desenvolvimento do SUS

Saúde Online

, Sem categoria

Seis dos principais hospitais privados sem fins lucrativos brasileiros – reconhecidos pelo Ministério da Saúde como instituições de excelência – estarão reunidos pela primeira vez, em um estande único, durante a 24ª edição da Hospitalar, evento internacional de soluções, produtos e serviços em saúde. O objetivo é demonstrar o impacto e o retorno para a sociedade proporcionados pelos projetos que executam para o Sistema Único de Saúde (SUS).

As iniciativas apresentadas pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), criado em 2008 pela Lei n.º 12.101. Por meio do Programa, os hospitais portadores do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-Saúde) aplicam um valor igual ao total de suas isenções tributárias em projetos para a melhoria do SUS.

Fazem parte do Programa atividades assistenciais, de pesquisa, de desenvolvimento gerencial e de capacitação que, nos últimos oito anos, beneficiaram milhões de pacientes, bem como profissionais da rede pública. As iniciativas são executadas em períodos de três anos, sempre com a aprovação prévia do Ministério da Saúde, que é o responsável pela fiscalização das metas acordadas com estas instituições.

Os seis hospitais que estarão na Hospitalar têm em comum o fato de serem instituições sem fins lucrativos, com reconhecida excelência e certificações de qualidade internacionais. Além disso, possuem experiência e atuação comprovadas nas áreas do PROADI-SUS.