Hospital Moinhos de Vento comemora 90 anos

O dia 2 de outubro marca uma importante data para o Hospital Moinhos de Vento: o aniversário de 90 anos. Desde a inauguração, em 1927, quando se chamava Hospital Alemão, soma ao seu legado a referência nacional em medicina de excelência e a qualidade assistencial.

A constante busca pela atualização tecnológica permite a combinação da tradição, da inovação e do compromisso com a sociedade. O Moinhos já conquistou seis vezes consecutivas a Acreditação, certificado internacional concedido pela Joint Commission International, que confirma a qualidade e a segurança da assistência prestada.

Atualmente são 3.400 colaboradores e mais 2.739 profissionais no corpo clínico. Com capacidade instalada de 380 leitos, o Hospital Moinhos de Vento realiza quase 200 mil atendimentos ambulatoriais anuais. Na Unidade Iguatemi, já foram realizados 47.300 atendimentos desde a inauguração, em 2004.

A data comemorada neste início de outubro é um importante marco do planejamento estratégico 2017 – 2021.  Ao longo de cinco anos, o Hospital investirá em projetos, com foco na comprovação da excelência e medição dos desfechos clínicos, além da incorporação de tecnologia de ponta e inovação.

– Abriremos novos leitos em um novo prédio que já está construído, com ainda mais conforto e tecnologia para nossos pacientes, teremos novas emergências, pediátrica e cardiológica, e outras novidades que serão anunciadas em breve. Nosso propósito é cuidar de vidas, incorporando o que há de mais moderno na área da saúde hoje – afirma Mohamed Parrini, superintendente Executivo.

Mohamed acrescenta que ao longo desses 90 anos atuaram no Moinhos de Vento muitos médicos que são referência na história da Medicina tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil. Profissionais que trouxeram grande contribuição para toda a sociedade.

Para marcar as comemorações de nove décadas da instituição, o bosque do Hospital Moinhos de Vento foi batizado com o nome da Schwester Ires Spier, uma homenagem à diaconisa que atua há mais de 50 anos no hospital.  A condução das irmãs vindas da Alemanha no Deutsches Krankenhaus trouxe valores e conhecimentos presentes até hoje, desde à humanização, a qualidade médico-assistencial e a busca contínua por uma medicina de excelência.

Também entre as celebrações previstas, o público poderá conferir a exposição “O Espetáculo da Nossa História – 90 Anos do Hospital Moinhos de Vento”. O espaço terá peças do acervo que contam a atuação e o legado do hospital. A porta de entrada do então Hospital Alemão, de 1927, é um dos destaques entre os demais objetos expostos no espaço. A inauguração será hoje, 3 de outubro, às 17h, no térreo do Bloco B (acesso pela Rua Tiradentes, 333).