Hospital Moinhos de Vento passa a realizar banho de imersão humanizado nos recém-nascidos

, Sem categoria

Priorizar os benefícios fisiológicos e não apenas estéticos no banho dos recém-nascidos. Essa mudança de rotina e de cultura que acaba de ser adotada pelo Hospital Moinhos de Vento, através do chamado “Banho de Imersão Humanizado”, tem como objetivo promover a adaptação e o bem-estar dos bebês com os primeiros contatos no ambiente externo.

Segundo a Coordenadora Assistencial do Serviço de Obstetrícia, Andreia Amorim, essa alteração aconteceu após a equipe perceber que algo poderia ser feito para proporcionar ainda mais benefícios para as crianças. Através das diversas pesquisas e análises realizadas, o banho de imersão passa a ser adotado na instituição. “O banho passa a ser um aliado na adaptação fisiológica dos recém-nascidos, como um componente terapêutico e deixa de ser só uma tarefa voltada a atender padrões de higiene. É comprovadamente a melhor maneira de fazer a higiene corporal do bebê”, destaca.

Antes, o banho era de aspersão, realizado com uma compressa umedecida em água, com o intuito de remover precocemente a gordura que envolve a pele dos bebês (vernix).  Com a nova rotina permite-se que a vernix que tem uma função protetora tenha uma absorção mais lenta, reduzindo a instabilidade térmica e diminuindo a irritabilidade provocada pela fricção na hora da higienização. “Com o banho de imersão humanizado vamos proporcionar maior conforto aos bebês, além de maior vínculo dos pais com seus filhos, esse momento será realizado no próprio berço em que os bebês ficam no quarto, com o objetivo de educar e orientar os pais nesse procedimento”, destaca a enfermeira responsável pela pesquisa, Myrcea Dellalibera.

A técnica pode ser aplicada pela família após a saída do hospital. A equipe do Hospital Moinhos de Vento realiza o treinamento com os pais para que eles possam continuar com os cuidados necessários, com a estrutura que possuem. “Uma banheira simples e apenas uma toalha fralda podem ser utilizadas com essa finalidade. Desejamos simplificar a vida das pessoas, preparar esse casal que ao dar alta se tornam uma família e devem sentir-se preparados também para os cuidados com cordão umbilical, amamentação, troca de falda e no que mais for necessário”, conclui Andreia.

Diferenças relevantes

No banho humanizado, a higienização acontece por etapas. Primeiramente, o recém-nascido é envolvido numa toalha macia para lavar a face e a cabeça. Em seguida, é colocado lentamente dentro da cuba do berço com água ainda envolvido na toalha, para que seja lavado por partes, onde será descoberto e coberto novamente para que se sinta seguro.