Hospital no Rio de Janeiro inicia captação de leite materno em casa

, Sem categoria
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande (RJ), deu inicio, recentemente ao projeto Amigas do Leite. Com o objetivo de suprir a demanda do Banco de Leite da unidade, que tem crescido muito, devido à grande incidência de bebês prematuros na maternidade do hospital, toda semana, uma equipe vai à casa das cadastradas para recolher os potes de leite retirados segundo as orientações das enfermeiras responsáveis.

O projeto permitirá que a captação de leite aumente 246%, passando de 1,3 litro por semana para 4,5 litros

Na sexta-feira (05/07), a equipe do Amigas do Leite fez a primeira panfletagem sobre o programa, no calçadão de Campo Grande. Em três horas, as enfermeiras já tinham conseguido cadastrar 35 mães, que antes farão exames para atestar que estão aptas a doar. Todo o leite recolhido pela equipe do hospital é identificado, dividido por maturação e acondicionado em freezers especiais.

O líquido passa pelo processo de pasteurização, que inclui medições da acidez, da quantidade de gordura e uma análise microbiológica, para detectar a presença de microorganismos nocivos. Com todos os testes bons, o material permanece acondicionado a temperaturas baixíssimas, para ser consumido pelos bebês que precisem.

Deixe uma resposta