Maior centro de oftalmologia da Grande São Paulo investe em TI para buscar excelência no atendimento

, Sem categoria

Com 30 anos de história, oito clínicas e um hospital oftalmológico referência em cirurgias e exames, a CERPO buscou a tecnologia como uma aliada para qualificar e ampliar o atendimento à população paulista e de várias regiões do Brasil. A instituição é um dos maiores e mais completos centros de oftalmologia do país. Coube à Teltec Solutions, empresa catarinense referência em integração de soluções tecnológicas em diversas áreas, o projeto de modernização tecnológica da CERPO, em parceria com a instituição.

O crescimento das unidades clínicas e a construção do Hospital de Olhos Paulista (H.Olhos) há três anos, ampliaram-se os desafios de gestão na operação de todo o complexo médico. Para acompanhar os investimentos em pessoas, que envolveram consultorias e treinamentos com a Fundação Dom Cabral e a definição de um planejamento estratégico de longo prazo, foi preciso ampliar a infraestrutura de tecnologia para suportar a definição de novos processos na organização. “Não adiantava ampliarmos a inteligência no negócio e na gestão se não tínhamos a infraestrutura tecnológica necessária”, explica o diretor comercial da CERPO, William Fidelix.

A Teltec Solutions e a CERPO acabam de assinar um contrato que prevê o investimento de U$ 1.940 000,00 para formatar e desenvolver todo o projeto de modernização tecnológica da organização. A parceria não envolve somente o corpo diretivo e colaboradores do complexo de clínicas e hospital, mas também oferece aos pacientes uma experiência de atendimento diferenciada. Quiosques serão distribuídos por todas as unidades para facilitar e agilizar o acesso às informações pelos pacientes. A humanização do atendimento de forma mais personalizada também passa pelo uso da tecnologia pelo corpo de colaboradores dos centros médicos.

 

Tecnologias envolvidas

O amplo projeto de modernização envolve o uso de diversos tipos de tecnologias em todas as unidades da CERPO, como contact center, telefonia IP, virtualização de desktops, redes sem fio e cabeadas, videoconferência e educação à distância. A descentralização do acesso aos sistemas será um dos principais benefícios, pois permitirá que qualquer colaborador – médicos, enfermeiros e assistentes – tenha acesso ao seu desktop em qualquer equipamento do complexo, bem como ao seu ramal telefônico, inclusive com o uso de um smartphone. O uso racional destes equipamentos facilitará a manutenção e oferece economia de recursos e energia.

Com a ampliação da rede sem fio e cabeada será possível conectar novos equipamentos, dar acesso prático e seguro a todos os colaboradores, bem como aos pacientes que estiverem usando os serviços clínicos e hospitalares. Isso permitirá, futuramente, o investimento em soluções de healthcare, diminuindo o trâmite e armazenamento de papel, por exemplo. Por fim, clínicas e o hospital estarão conectados por equipamentos de videoconferência que irão agilizar a integração entre as unidades. Está prevista também a implantação de um portal de vídeos, com gravação de cirurgias para integrar a plataforma de educação a distância da instituição.

 

 

 

Deixe uma resposta