Mário Lioni é o primeiro hospital da Baixada Fluminense a receber certificação máxima da ONA

Selo reconhece excelência em gestão do hospital, referência em atendimento de emergência na região

O Hospital de Clínicas Mário Lioni, em Duque de Caxias, acaba de conquistar a certificação máxima da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – a mais importante entidade certificadora de serviços de saúde do Brasil. Após receber os selos voltados para a segurança do paciente (ONA 1) e a gestão integrada (ONA 2), o hospital recebeu o ONA 3, que certifica a sua excelência em gestão. O trabalho da entidade acreditadora envolveu a análise de processos de diversos setores do hospital, incluindo emergência, unidade de terapia intensiva, centro cirúrgico, hemodinâmica e farmácia. A acreditação confirma que o hospital adota processos contínuos de melhoria, garantindo cada vez mais qualidade nos atendimentos e na segurança para pacientes e acompanhantes.

O trabalho que culminou nesse reconhecimento começou em 2015, com o aprimoramento de fluxos, a criação de processos e o incremento de indicadores de desempenho e qualidade, com base nas melhores práticas assistenciais utilizadas por instituições hospitalares brasileiras. “Para alcançar a maturidade nos nossos processos, investimos em identificação, mapeamento e monitoramento. Todos os nossos 600 colaboradores passaram por treinamento e foram feitas diversas reuniões para que todos estivessem mobilizados, com metas claras, fluxos alinhados e eventuais correções no percurso, baseadas no resultado de pesquisas de satisfação que adotamos, periodicamente, com os nossos pacientes”, explica Jaqueline Carneiro, gerente de Qualidade do hospital.

A metodologia utilizada pela ONA é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes em mais de cem países. “Sempre tivemos a convicção da qualidade do nosso atendimento, porém, ao sermos acreditados por uma instituição que é referência nacional em certificação de serviços de saúde, conseguimos gerar mais credibilidade para a nossa instituição e para o público ao qual prestamos os nossos serviços”, ressalta Carneiro.

 

 

Deixe uma resposta