Médicos do Texas realizam o primeiro transplante de crânio

, Sem categoria

Médicos do Texas realizaram o primeiro transplante parcial do crânio e couro cabeludo. A operação ocorreu em 22 de maio no Hospital Metodista de Houston, com ajuda de médicos Centro de Câncer MD Anderson, e só foi informada nesta quinta-feira. O procedimento foi realizado em um homem que tinha um ferimento na cabeça causado por um tratamento contra câncer.

Jim Boysen, um desenvolvedor de software de 55 anos nativo de Austin, deve deixar o hospital ainda nesta quinta-feira. Ele disse que ficou impressionado como os médicos foram capazes de encontrar um doador com a mesma cor e tipo de pele que as suas.

No ano passado, médicos holandeses substituíram parte do crânio de uma mulher com o produto de uma impressora 3-D. Acredita-se que o processo do Texas foi o primeiro transplante de crânio feito a partir de um doador humano.

Boysen foi submetido a transplantes de rim e pâncreas em 1992 para combater uma diabetes que o afligia desde os 5 anos. Medicamentos usados por ele aumentaram o risco de câncer e ele desenvolveu um tipo rato de leiomiossarcoma. Esse tumor pode afetar vários tipos de músculo liso. No caso dele, ficou concentrado sob o couro cabeludo. A terapia de radiação usada para combater a doença destruiu parte de sua cabeça, e medicamentos impediram que o seu corpo reparasse o dano, dificultando a cicatrização da ferida.

Então, o médico Jesse Selber, cirurgião plástico no MD Anderson, teve a ideia de fazer o transplante. Os profissionais envolvidos no tratamento do paciente levaram 18 meses para encontrar o doador que forneceu os órgãos Boysen. Ele não foi identificado.