Nova empresa chega ao mercado da saúde

, Sem categoria

Imagem: Divulgação

Acaba de chegar ao mercado a nova empresa Biotrends BR, especializada na geração de informações que auxiliam gestores na tomada de decisões estratégicas . O lançamento carrega a experiência de Gabriel Tannus, ex-presidente executivo da Interfarma (2004 a 2009) com mais de quarenta anos no mercado de saúde brasileiro, e mais quatro sócios.

Com uma base de dados com mais de cinco milhões de vidas, proveniente de inúmeros parceiros prestadores de saúde, a Biotrends transforma dados em informações relevantes aos clientes – podendo ser tanto da esfera pública como suplementar. Entretanto, de início, o primeiro alvo serão as indústrias farmacêuticas e de devices, como, por exemplo, fabricantes de stents e órteses e próteses.

Para atender a saúde pública, os dados são retirados do Datasus (Banco de dados do Sistema Único de Saúde). A informação existe, o segredo está de que maneira ela é tratada, explica o presidente, Gabriel Tannus, referindo-se ao diferencial da companhia. O executivo faz questão de enfatizar que o paciente não é exposto em nenhum momento. No caso da saúde suplementar, que é possível analisar informações individualizadas, a empresa não recebe o nome de nenhum dos pacientes. A identidade do paciente é totalmente protegida, enfatiza.

Podemos ter um cliente que desenvolve medicamentos para combater um tipo de câncer e ele quer saber como esse tipo está sendo tratado no Brasil.  Portanto, fazemos o levantamento das informações e também estudamos o cenário com o cliente, explica Tannus.

As instituições parceiras, que fornecem banco de dados à Biotrends, também recebem as informações atualizadas das milhões de vidas, podendo fazer comparativos de mercado.

O cruzamento dos dados, de diferentes sistemas, para a geração de indicadores e informações estratégicas é suportado pela empresa parceira 2iM, criada em 2011, a partir da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Impacto Tecnologias Gerenciais em Saúde.

Até o momento, seis projetos estão sendo analisados, ainda sem um contrato assinado, mas o executivo está otimista com a receptividade do segmento. Nos EUA esse modelo é comum; não estamos inventando a roda, mas não tem ninguém, aqui no Brasil, que faça o que fazemos com esse grau de detalhe, afirma o presidente.

Além da diretoria, a companhia possui inúmeros especialistas e analistas cadastrados para serem convidados a participar dos projetos. Os demais sócios da Biotrends são: Marcelo Fonseca – diretor técnico da área médica; Gabriela Tannus Branco de Araújo – diretora técnica econômica; Juliano Oliveira – diretor comercial; e Sérgio Branco de Araújo – diretor administrativo.

Deixe uma resposta