Projeto de extensão capacita profissionais na área da saúde

, Sem categoria
Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Desenvolvido pelo Departamento de Psicologia da UFMA e coordenado pela professora Nazaré Costa, o “Projeto de Extensão Análise do Comportamento no Hospital”, visa capacitar profissionais, residentes e acadêmicos da área da saúde ligados diretamente ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) – Unidade Presidente Dutra – para a utilização dos conhecimentos referentes à Medicina Comportamental em suas práticas profissionais e assistência aos pacientes, melhorando o atendimento à comunidade, e colocando os estudantes de Psicologia em contato com a equipe multidisciplinar hospitalar e com o processo do “ensinar”, o que solidifica os conhecimentos adquiridos na academia, sendo este o primeiro projeto do departamento voltado a essas atividades e a esse ambiente.

O projeto, desenvolvido durante maio de 2012 a maio de 2013, surgiu do interesse pela temática comportamental que cinco estudantes do curso de Psicologia vivenciaram em cursos e congressos. Suas atividades foram realizadas em sete módulos, com encontros quinzenais no Auditório Central do Hospital Universitário, sendo dois em cada mês.

O primeiro, um encontro teórico com palestras dialogadas, e o segundo com atividades práticas, com discussões e aplicações. Como diz a coordenadora do projeto, professora Nazaré Costa, o objetivo era observar questões da prática dos profissionais, com um olhar mais embasado no referencial teórico, poderíamos contribuir, desde questões mais básicas até fatores que são mais específicas e que são largamente estudadas no nosso referencial.

Além das atividades aplicadas junto aos profissionais, residentes e acadêmicos, o grupo apresentou toda a teoria e prática aprendida durante o projeto em alguns congressos, como na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, realizada ano passado, na UFMA, onde tiveram um stand e também, na Jornada de Análise e Comportamento na Universidade Federal do Pará – UFPA. Esse ano, os estudantes apresentarão o trabalho no VII Congresso Mundial de Terapias Cognitivas e Comportamentais que será realizado em Lima no Peru, entre os dias 22 e 25 de julho.

O projeto também vai fazer parte de um livro elaborado pela professora Nazaré Costa, que explica como surgiu essa ideia.

Deixe uma resposta