Relatório sobre nutrição mundial será apresentado

, Sem categoria

No próximo dia 28, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), O Comitê de Sistemas Alimentares da ONU (UNSCN) e o Graduate Institute of International and Development Studies, da Suíça, vão lançar oficialmente oGlobal Nutrition Report 2014. O relatório é um compilado de dados internacionais apresentados durante a Segunda Conferência Internacional de Nutrição (INC2, em inglês), realizada em novembro do ano passado, em Roma. O relatório traz ainda estudo de casos de ações nacionais e regionais apresentadas durante a conferência e as metas das organizações sobre a temática até 2025. O evento será em Genebra e terá transmissão pela internet.

O documento, já disponível, traça os progressos e investimentos no quadro nutricional mundial, bem como identifica os gargalos a serem superados. Em 101 páginas, dados sobre desnutrição, indicadores de saúde e investimentos nacionais e internacionais em programas de alimentação apontam o quanto é necessário um forte comprometimento de nações e organismos internacionais em torno das metas pós-2015. O Global Nutrition Report 2014 servirá de escopo teórico para as ações indicadas na Declaração de Roma, assinada por 170 países, dentre eles, o Brasil, durante a INC2.

O lançamento contará com a apresentação de Lawrence Haddad, professor e pesquisador sênior do International Food Policy Research Institute (IFPRI), um painel entre autoridades em nutrição, moderado por Ilona Kickbusch, professora e diretora do programa de Saúde Global do Graduate Institute of International and Development Studies, e apresentação final de Francesco Branca, diretor de nutrição para a saúde e desenvolvimento da OMS. Acesse aqui o Global Nutrition Report 2014 e confira informações sobre a transmissão pela internet.

Atualização DCNT

A OMS divulgou recentemente a atualização das metas e dados sobre doenças crônicas não transmissíveis (DCNT, NCDs, em inglês). O Global Status Report on noncommunicable diseases aponta os avanços e desafios das nove metas voluntárias acordadas entre os países, como redução dos consumos de álcool e tabaco, combate à obesidade, diminuição do consumo de sódio, entre outros. Acesse aqui o caminho para baixar o documento.