Serviço de radioterapia na rede pública de Lages, SC

, Sem categoria
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Tereza Ramos, em Lages, na Serra catarinense, recebeu dois aparelhos de tomografia e a liberação para o funcionamento . Com isso, o serviço de radioterapia na rede pública da cidade deve começar nos primeiros meses de 2013, de acordo com a gerência regional de saúde.

Também foi feita a abertura de licitação para a compra dos serviços para o uso dos dois aparelhos. Nesse acordo, o estado catarinense cede o espaço para que uma empresa entre com a mão de obra, os materiais e a manutenção dos equipamentos.

Houve demora para que os aparelhos chegassem ao hospital. Em setembro de 2011, o aparelho já havia chegado à instituição de saúde e foram iniciados os testes para que em um prazo de 60 a 90 dias começasse a funcionar. Porém, houve dificuldade para iniciar o procedimento devido à falta de liberação do Conselho Nacional de Energia Nuclear.

Outra dificuldade surgiu para a retirada de um dos aparelhos de tomografia que estava no porto. A previsão era para que os serviços começassem em maio deste ano, mas a data foi transferida.