Sistema de gestão hospitalar é implantado na Santa Casa de Jales

, Sem categoria

  A Santa Casa de Jales conta com um novo sistema hospitalar que interliga todos os setores do hospital, automatizando processos que anteriormente eram desenvolvidos de forma manual. O software é capaz de processar um conjunto de dados disponíveis, gerar informações confiáveis e seguras, além de acionar automaticamente o gerenciamento de custo hospitalar.

  A negociação do sistema iniciou-se em 2013, no congresso dos Provedores em Campinas. O gestor de Tecnologia da Informação, Eder Santos, evidenciou que a expectativa deste sistema está na alimentação de dados pelos diversos profissionais da saúde, cuja finalidade é melhorar e agilizar as informações no hospital.

  Os treinamentos tiveram inicio em maio encerrando-se neste mês, agora é fundamental que gestores e colaboradores repassem o conhecimento adquirido nos treinamentos. “Nesta primeira etapa envolvemos os setores administrativos e rotinas assistenciais, obtemos bons resultados e produtividade.

  No segundo momento estamos envolvendo toda área assistencial, especialmente os médicos, que poderão prescrever, requisitar e evoluir os atendimentos de forma eletrônica, o que padronizará os prontuários do hospital e agilizará o atendimento ao paciente”, destacou Eder. Para o gestor, alguns resultados positivos já foram observados, porém só terão destaques no segundo semestre, quando serão possíveis comparar índices, qualidades das informações, rapidez nos processos e custos financeiros.

  O administrador hospitalar, Valdenis Neves, evidenciou que esta ferramenta é uma forma de envolver os colaboradores, visto que se trata de um sistema integrado. “É um software novo para a Santa Casa, certamente, evitaremos retrabalho, agilizaremos processos, diminuindo eventuais erros de digitação”.

  Todo o projeto de implantação, bem como reformulação da infraestrutura tecnológica do hospital (aquisição de servidores, desktops e cabeamento estruturado) está sendo desenvolvido pelo departamento de TI do hospital, em conjunto com a Administração, e conta com o apoio fundamental dos gestores que formaram a Equipe Multiprofissional de Implantação.
  O software adquirido é referência na área da saúde e está presente em mais de 300 hospitais pelo Brasil. O investimento foi de aproximadamente 300 mil reais, entre equipamentos, software e logística, tudo adquirido com recursos próprios.

Deixe uma resposta