Unimed Juiz de Fora utiliza sistema de desduplicação de dados

A alta performance e a maior compactação dos dados da Unimed Juiz de Fora

Cada vez mais é crescente o volume de dados em uma gestão. Proteger tais informações de forma eficaz torna-se um grande desafio e a desduplicação de dados passa a ser uma estratégia fundamental.

Este grande número de dados, servidores e aplicações acarretavam em algumas incompatibilidades técnicas na Unimed Juiz de Fora, não suportado pelas antigas ferramentas utilizadas, tornando-se inviável para o ambiente da organização.

Almejando centralizar as ferramentas e simplificar os processos na instituição, a Gêneses IT Consulting realizou um assessment para entender as necessidades da Unimed Juiz de Fora, desenhando, assim, um projeto para dimensionar a solução mais adequada. Este trabalho visou prover uma solução eficaz que possibilitasse ao cliente trabalhar com backups e restaurações rápidas através de uma console centralizada.

Foram, então, realizadas algumas aderências técnicas e funcionais durante o processo de consultoria. Criou-se um ambiente de homologação com a ferramenta de backup, simulando diversos cenários para uma avaliação mais precisa, onde foi demonstrado todo o processo, funcionalidade e aplicabilidade da solução Arcserve UDP. A ferramenta combina tecnologias comprovadas de backup por imagem e fita, replicação, alta disponibilidade e desduplicação global.

Conforme explica Darlam Kneipp, diretor administrativo financeiro da Unimed Juiz de Fora, a desduplicação de dados na instituição é imprescindível para armazenamento racional dos dados. “Alcançamos um índice de desduplicação dos dados de até 80%, reduzindo consideravelmente o espaço físico de armazenamento dos backups bem como o tempo de processamento do backup e restauração dos dados”, afirma. O tempo de Backup passou de 24 para 8 horas, e o tempo de Restauração das Informações de três horas para 30 min.

O maior desafio deste trabalho, segundo Edmarcio Brito, coordenador técnico da Gêneses IT Consulting, foi substituir a atual solução, com planos de contingência e métodos tradicionais, por uma solução totalmente unificada, oferecendo um método inovador com recursos avançados de desduplicação. “Assim foi possível eliminar de forma global a redundância dos dados em todos os sistemas de armazenamento, possibilitando o cliente a efetuar o backup de todo o ambiente utilizando menos espaço para armazenamento dos dados e diminuindo o tráfego de dados na rede”, explica.

A solução, que foi implementada em fevereiro de 2015, é utilizada para realização do backup de 56 servidores virtuais, sobre um volume de dados de 42 terabytes dentro do UDP que, com sua alta taxa de desduplicação e compactação de dados, cai para 3,5 TB.

Além da desduplicação de informações, a Unimed Juiz de Fora também adota técnicas como conceito IT Green (virtualização de servidores), melhores práticas de gestão de Datacenter (ITIL) e profissionalização da equipe de TI (Certificações em TI) para melhor disponibilidade do ambiente.

Governança Tecnológica

Segundo Kneipp, atualmente o armazenamento de dados da Unimed Juiz de Fora está de forma híbrida (interno e na nuvem), utilizando tecnologia de alto desempenho (discos sólidos), unidades de fitas robóticas e a utilização de ferramentas de alta compactação de dados. “Adotamos políticas de backup, com armazenamento interno em Storage e armazenamento externos em fitas, alocados em um cofre Antichamas.”

Ainda que exista um forte direcionamento mundial para que as informações sejam processadas na nuvem, Kneipp salienta algumas ressalvas quanto a esta tendência. “Essa tendência exige um grau de adoção de maturidade a ser analisada (segurança, integridade, confiabilidade e agilidade) em virtude da dependência da arquitetura das aplicações que rodam nas empresas.”

Expertise

Soluções de backup, infraestrutura e produtividade em nuvem e business intelligence são algumas das soluções que a Gênese IT Consulting oferece para o setor da saúde. “Temos forte atuação no setor da saúde. Nosso amplo portfólio traz atuações na Unimed de Taubaté, Zambon Laboratórios Farmacêuticos, Unimed de Ourinhos, Unimed Petrópolis, Unimed Volta Redonda, Unimed Centro Sul Fluminense, entre outros”, explica Brito

Deixe uma resposta