Unimed Santos reduz em 85% o número de incidentes de operações através da aplicação de serviço de monitoramento na área de TI

Saúde Online

, Sem categoria

A Unimed Santos atende, aproximadamente, mais de 180 mil beneficiários – que vivem não apenas na cidade portuária, como também em São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Pedro de Toledo e Itariri. A central de saúde também presta serviços para as pessoas de outras regiões do país, uma vez que ela faz parte do Sistema Nacional Unimed de Intercâmbio.

A cooperativa cresceu aceleradamente em seus processos, ampliando o seu número de médicos cooperados de forma rápida, chegando hoje a marca de cerca de 1.500 filiados. Com isso, a demanda por um fluxo de informações adequado passou a ser intenso, além de exigir forte coordenação de áreas que vão além do setor de atendimento aos pacientes. Os setores de áreas externas, por exemplo, – que abrangem clínicas, hospitais e laboratórios – passaram a demandar uma maior integração das informações.

Para acompanhar o crescimento destas demandas operacionais, a Unimed Santos ampliou os seus recursos e infraestrutura em TI. O principal desafio da cooperativa foi implementar um serviço de monitoramento que acompanhasse o atendimento, 24×7, interligado de forma online.

Benefícios de um serviço de monitoramento inteligente

A partir de meados de 2013, a área de TI da Unimed Santos deu um passo importante para continuar com o seu processo de crescimento e expansão, fechando uma parceria estratégica com a Proative, empresa de tecnologia especializada em soluções inovadoras para gerenciamento de informações.

A implementação da solução de monitoramento foi rápida. Após 40 dias de trabalho, a já estava funcionando, garantindo o monitoramento de informações sobre uma ampla capacidade de abrangência – infraestrutura, aplicações, processos de negócio e facilities –, inclusive, com toda a equipe treinada e com os painéis de controle (dashboards) também implantados de forma personalizada, tornando a gestão do monitoramento mais fácil e intuitiva e aproximando ainda mais o setor de TI às demais áreas da organização.

Após o processo de implementação, os benefícios começaram a aparecer de forma automática. O serviço de monitoramento trouxe ao setor de TI tranquilidade, agilidade, maior controle de gestão, e principalmente, satisfação dos clientes. Antes, o comunicado de falhas que era registrado pelo próprio cliente, passou a ser monitorado proativamente pelo serviço, reduzindo em 85% o número de incidentes das operações.

Um futuro próximo

O setor de TI da Unimed Santos já vem, há algum tempo, amadurecendo com os aspectos de governança corporativa, que auxiliam todos os departamentos da cooperativa num processo evolutivo, trazendo maior transparência aos processos e tornando a TI mais estratégica para a organização.

Neste sentido, um dos próximos passos do serviço de monitoramento é evoluir para a camada de processos de negócios, garantindo, por exemplo, que pacientes crônicos, serviços de homecare, medicina preventiva e o prontuário eletrônico sejam também monitorados em tempo real para melhor atender o seu cliente final.