UTI do Instituto de Neurologia Santa Paula recebe o selo Top Performer

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, acaba de conquistar o selo Top Performer para a UTI neurológica do Instituto de Neurologia Santa Paula.

O Selo Top Performer é uma referência no setor hospitalar e é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que apresentaram alta eficiência no ano anterior ao vigente. A certificação tem validade de um ano e é gerada com base em uma Matriz de Eficiência do Sistema Epimed Monitor.

Para obter a certificação, a UTI responde a uma equação que representa baixas taxas de mortalidade (TMP) e de utilização de recursos (TURP) de acordo com um escore estabelecido pela Epimed.

De acordo com o médico intensivista do Hospital Santa Paula, Dieter Sielfeld, o hospital foi um dos primeiros no país a utilizar a plataforma da Epimed em suas UTIs.

“É muito importante para o Santa Paula fazer parte deste imenso portifólio para garantir mais segurança aos nossos pacientes. Atualmente nosso banco de dados conta com aproximadamente 4,6 mil internações. Através dessa ferramenta, podemos comparar nosso desempenho com outros 400 hospitais cadastrados e avaliar, ao longo do tempo, fatores modificáveis para a melhoria de qualidade, redução de custos e ganhos de eficiência. Entre os principais indicadores estão os desfechos clínicos, especialmente as taxas de mortalidade e a duração da internação na UTI”, explica o especialista.

Estimar o tempo de permanência na UTI pode ser útil para uma série de medidas que levam à eficiência da unidade, como identificação de pacientes de alto risco de longa permanência e implementação de planos de cuidados específicos, planejamento da capacidade de atendimento e fluxo da UTI (vagas para cirurgias eletivas e transferências de pacientes), além de benchmarking com outras UTIs para comparar, de forma justa, as médias de tempo de permanência em diferentes hospitais.